Vida e obra de Leonardo da Vinci
Leonardo di ser Piero nasceu a 25 de Abril de 1452, na pequena cidade de Vinci, perto de Florença. Era filho ilegítimo de Piero de Antonio da Vinci, um notário, e Catarina, que viria a falecer quando ele tinha 5 anos. A madrasta chamava-se Alrica di Giovani Amadori.
O seu talento artístico revelou logo em criança, mostrando excepcional habilidade na geometria, na música e na expressão artística. Reconhecendo estas suas capacidades, o seu pai, mostrou os desenhos do filho a Andrea del Verrocchio. O grande mestre da renascença ficou encantado com o talento de Leonardo e tornou-o seu aprendiz.
Em 1472, com apenas vinte anos, Leonardo associa-se ao núcleo de pintores de Florença. O seu conhecimento não vem das escolas, mas sim da observação pessoal e da aplicação prática das suas ideias.
Torna-se um excelente amatomista, arquitecto, escultor, pintor, matemático, músico, engenheiro, físico, botânico e biólogo, na Itália do Renascimento.
Os seus desenhos, combinavam uma precisão científica com um grande poder imaginativo.Torna-se um excelente amatomista, arquitecto, escultor, pintor, matemático, músico, engenheiro, físico, botânico e biólogo, na Itália do Renascimento.
Alguns dos principais trabalhos de Leonardo na pintura são a “Mona Lisa ”, que demorou 3 anos a pintar em 1503, “Homem Vitruviano” em 1490, “A virgem de Granada ” e "Dama com arminho” ou " A última ceia".
Em 1507 trabalhou para o rei de França. Pintou o ultimo quadro em 1514, vindo a morreu a 2 de Março de 1519 em Cloux, em França .
Quando morreu deixou as suas obras ao amigo Francisco Melzi.