11/29/2006

O país de Van Gogh

A Holanda está situada no Noroeste da Europa.A Norte e a Oeste tem o mar do Norte, a Leste a Alemanha e a Sul a Bélgica.
O país é densamente povoado.
A altitude média da Holanda é muito baixa, estando a quarta parte do país abaixo do nível do mar, daí também ser conhecida por Países Baixos.
Os holandeses são conhecidos pelos seus diques, as suas tulipas, os seus moinhos, os seus tamancos e a sua tolerância social.
O tribunal Internacional de Justiça está em Haia, embora a capital seja Amsterdão. É nesta cidade que está a residência real, o governo e muitas embaixadas.



Finalmente descobrimos... Van Gogh

Vida e obra de Van Gogh
Depois de pesquisarmos a biografia real do Senhor Vincent Van Gogh, fizemos um estudo a pares sobre a sua vida e obra. Rimos muito com as comparações entre o que tínhamos escrito e a realidade. A seguir fizemos um resumo colectivo da sua vida e obra.
Vincent Willem Van Gogh nasceu Dia 30 de março de 1853 na Holanda
Era muito irritadisso, sério, chato, rebelde, antipático, carrancudo triste e muito solitário. O seu irmão Theo dava-lhe dinheiro para comer porque ele nunca tinha trabalho, já que ou era expulso ou não terminava os cursos. Com os seus "amigos" desenvolveu o impressionismo. Tentou abrir uma escola de arte em Arles, França, mas só o seu amigo Paul Gaugin o ajudou.
Um dia, Van Gogh e o seu amigo andaram à pancada por causa de uma mulher. Como ficou muito arrependido, cortou a orelha e enviou-a à senhora. O seu amigo, depois disso, foi-se embora.
Foi internado num hospital psiquiátrico e começou a pintar tudo o que estava à sua volta, quartos, girassóis, cadeiras, as botas, as árvores e ele próprio.
Depois de sair da clínica, foi para o campo e deu um tiro no peito. Deixou uma carta ao irmão Theo a dizer: "A tristeza durará para sempre."
Morreu dois dias depois, a 29 de Julho de 1890 com 37 anos.
O único quadro que vendeu em vida foi "Vinhas Vermelhas", em Arles.

Vinhas Vermelhas

Convidado mistério


O Hugo apresentou-nos um auto-retrato de um senhor desconhecido. Estava pintado de uma maneira estranha... todo às riscas.
Depois todos nós inventámos uma biografia para o desconhecido. Ficou conhecido com o Inácio Hotdog. Tinha idades variadas, desde um jovem até a um velhote de 100 anos!! Morava em Portugal, na Espanha ou em França, era rico e pobre. Para alguns era pintor, outros era padre ou professor.

Noutro dia inventámos as suas características fisicas e psicológicas e aproveitámos para relembrar os adjectivos.

Agora já tinhamos uma descrição imaginária, mas pormenorizada dele. Só restava saber quem era!
Há alguns dias atrás fizemos um brainstorming sobre o que era para nós a arte. O resultado foi este:

11/12/2006

Génesis, o início

Para quem não nos conhece, somos uma turma de 3º ano com 17 artistas.


(A foto ficou um pouco desfocada. Pedimos desculpa!)

Ao longo deste ano lectivo (2006/07) vamos trabalhar várias pinturas, desde as mais clássicas às mais contemporâneas. Este vai ser o ponto de partida para a descoberta, não só de quem está por detrás dos quadros, mas para muitas outras aprendizagens curriculares e não curriculares. Para tal, contamos com a colaboração dos nossos pais para comentar, dar sugestões, criticar e, talvez até, contribuir com trabalhos para enriquecer o nosso blog.